Beijos
Professora Paula


Nataly (1º), Maria Clara (2º), Thaynã (3º), Leonardo (4º), Lucas M.(5º), Julia O. (1º), Breno (2º), Luana (4º), João Vitor (1º), Enzo (2º), Natália (5º).
VERMELHO- PROFª GLÓRIA
Leonardo (1º), Mariana (2º), Júlia (3º), Luiza (4º), Matheus (5º), Gabriel (5º), Andressa (1º), Lucas (2º), Thomas (5º), Valter (2º) e Lucas Xavier (5º).
*Temos como método arrecadar o maior números de brinquedos possíveis, que valerão como pontos para o grupo, somando com o desempenho dos jogos e das equipes em cada prova.





A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são:
Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização.

O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1.822.


O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma. 
Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.
As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.
Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz.
Obs- As encomendas poderão ser feitas na escola, onde conseguimos um desconto especial com a editora.Conteúdo Avaliação Bimestral
4ºAno- - 1° Bimestre
Língua Portuguesa – 01/03 ( Segunda-feira).
· Leitura e interpretação de texto;
· Gramática: Substantivo, separação de sílabas e classificação. (Monossílaba, Dissílaba, trissílaba e polissílaba);
· Pontuação em diálogos;
· Ortografia, M antes de P e B;
· Encontros consonantais;
· Dígrafos;
· Encontro vocálico;
· Produção de texto.
Geografia- 02/03 (Terça-feira).
· Os caminhos marítimos e aéreos;
· Navegações a moda espanhola e portuguesa;
· O sol e outras estrelas orientavam os navegadores de antigamente;
Matemática – 03/03 (Quarta-feira).
· Situações problemas (criando e resolvendo problemas);
· Noção de quantidade;
· Trabalhando com gráficos;
· Contas quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação);
· Operações (adição, subtração), tirando prova.
· Tabuada.
Ciências- 04/03 (Quinta-feira).
· A superfície da terra;
· O solo;
· Os componentes do solo.
. História- 05/03 (Sexta-feira).
· Deslocamento populacional;
· Tempos de deslocamentos;
· Pesquisando documentos.
Estudem o caderno, apostila e folha complementar. Professora Paula




